NARRATIVAS DIGITAIS

Objetivo

Apresentar a literatura fantástica e a de horror à escritores aspirantes, capacitando-os no uso de card games para narrativas e ferramentas digitais: text adventures , visual novels e a ferramenta ChoiceScript.

Diariamente somos bombardeados por narrações de histórias através dos mais
diversos multimeios existentes, desde o simples guignol de bonecos durante um evento infantil,
passando pelas então atualizadas e avanças salas de cinema ao home theater de 7.1 canais
de áudio, visão 3d estereoscópica no conforto do lar.
Jamais perdemos o contato com a leitura que apenas encontrou seu caminho através das eras
e agregando-se a imagem e ao som para dar continuidade ao serviço que presta a todas as
civilizações.
Porém, ainda estejamos envoltos dessa quantidade de narrativas - analógicas e digitais -
parece-nos que perdemos cada vez mais a qualidade de mesma - e por qualidade entendamos
a capacidade provocação empática; A exemplo de como nós, sociedade civilizada, temos nos
tornado tão pouco sensíveis a vivências diferentes da nossa e, quando não muito, reinventado
a roda para fins mercantilistas de superficialidade artísticas.
Então as grandes obras literárias ganham um reforço de ferramenta narrativa na era da
informação sem que perca a essência da transmissão e do poder das palavras.

Público Alvo

Estudantes de literatura, escritores, roteiristas, game designers e publicitários

Carga Horária

140

Horário

16/11 a 25/01/2018
Terça, Quarta, Quinta: 18h30 - 21:30 horas
Sábado: 9:00 - 12:00 horas

Investimento

1 + 2 R$ 490,00

3x no cartão de crédito

Disciplinas

● Apresentar a literatura fantástica
○ características específicas
○ autores conhecidos
○ obras importantes do gênero
○ diferentes fases.

● Apresentar a literatura de horror
○ características específicas
○ autores conhecidos
○ obras renomadas
○ diferentes fases.

● Narrativas aplicadas a RPGs
○ características específicas
○ Improviso da narrativa
○ Arquétipos e Estereótipos
○ Preparando para um jogo tabletop de narração

● Text Adventures
○ Definição
○ Histórico da indústria
○ Principais jogos
○ Principais ferramentas na produção
○ Características de Gameplay
○ MUD

● Visual Novels
○ Definição
○ Histórico da indústria
○ Principais jogos
○ Principais ferramentas na produção
○ Características de Gameplay

● Card Games
○ Definição
○ Histórico da indústria
○ Principais jogos
○ Principais ferramentas na produção
○ Características de Gameplay
○ Narrando história através das cartas

● Storytelling
○ Noções de Storytelling - Conhecendo a Obra de Joseph Campbell e as bases de uma boa história.
○ Carl Jung e Inconsciente Coletivo e Christopher Vogler e a Jornada do herói no Cinema.
○ Como construir histórias que encantam.
○ Cases de uso Storytelling no mundo dos negócios
○ Oficina de Escrita: aprendendo a criar histórias
○ Storytelling na prática: criando histórias que engajem clientes e colaboradores

Observação

Mais informações: (85) 3486.9154 / 3486.9192 / 3495.9117
nec@ffb.edu.br


METODOLOGIA: Aulas expositivas, Metodologias ativas (PBL), Perguntação e sala de aula invertida e práticas nos computadores.
REQUISITO: Conhecimentos necessários para participação no curso: inglês básico.