STARTUP EXPERIENCE | Centro Universitário Farias Brito 

STARTUP EXPERIENCE

Objetivo

Todo brasileiro é um empreendedor por natureza. Uns com ideias mais simples,
outros com ideias mais elaboradas. No mundo globalizado de hoje, empresas buscam e
apostam em pessoas com perfil mais empreendedor, capacitadas para resolução de
problemas.
O nosso curso propiciará ao empreendedor conceitos, conteúdos e técnicas para o
desenvolvimento da sua ideia cognitiva – adormecida há tempos, habilidades e
competências, explorando o melhor de si para a formação do profissional do futuro.
Acreditamos em pessoas como o principal valor deste projeto. Cada ser humano
esconde uma capacidade criativa de transformação, desenvolvimento, inclusão,
socialização e percepção do mundo. Valorizar esses beneficiamentos individuais é, antes de
mais nada, apostar na universalização de ideias da nova geração.
OBJETIVOS:
Após conclusão do curso, o participante terá competência para criar, desenvolver,
testar, avaliar e validar sua ideia através de um plano de negócio sintético (business
canvas). Se familiarizará com o mundo das Startup – seus termos e expressões de mercado,
tendo habilidade e condução sobre o seu negócio (lean startup) com máxima eficiência.
Através de informações e técnicas de como tornar sua ideia em um negócio atraente
aos parceiros, sócios e investidores, aplicando o Pitch Desk em reuniões empresariais, feiras
e eventos, expondo assim o seu negócio de forma sucinta e objetiva.
Incentivar Brainstorm e Insights vinculados a pequenos e médios eventos, voltados
para os entusiastas, apaixonados e interessados em mudar-as-coisas com propósito. Inserir
Fortaleza no hall das grandes cidades Hubs do mundo, isto é o foco.
Objetivamos através desse curso fomentar um polo-base de novos pensadores,
pessoas dispostas a se mexer, a mudar as coisas em sua volta, gente inquieta, interessadas
em reinventar o novo, de novo, e de novo.

Público Alvo

Universitários, profissionais liberais, empreendedores, empresários,
startups em fase de hipótese, startups em fase de validação e entusiastas.

Carga Horária

35h/aula

Horário

Das 13h30min às 17h30min – Intervalos 15 min

Investimento

R$ 600,00 OU 3X 200,00

Disciplinas

1. IDEAÇÃO | CRIATIVITY
– Apresentação do curso (intro)
– O início de tudo: Silicon Valley, o maior do mundo
– O início de tudo: Israel, a nova ordem das Startup global
– O que é uma Startup?
– Quais são os tipos de Startups
– O que é uma Lean Startup?
– Principais Startups do mundo (ranking)
– Como montar uma Startups de sucesso (passo a passo)
– Fases de uma Startup (organograma)
– Desenvolvendo a criatividade individual e coletiva
– Brainstorm, o que é? Como utilizar?
– Insights! Lapso de ideia ou feedback?

2. PROBLEMA | SOLUÇÃO
– Qual o problema minha Startup deve solucionar?
– Minha solução atende o mercado? (o propósito)
– Como organizar minha ideia e extrair para o papel?

3. PROTÓTIPO | MVP
– Como validar a minha ideia? (testar)
– Transformando a ideia num protótipo
– O que é uma MVP?
– Como criar uma MVP da minha ideia?
– Quais os tipos de MVP?

4. PLANO NEGÓCIO
– Enquadrando minha ideia num negócio
– Modelo de negócio estratégico - Business Model Canvas
– Ferramentas modulares Canvas
– Nicho de mercado (segmento em potencial)
4 003.177 - 129346/18

5. CRIANDO O TEAM
– Como criar meu Team
– Composição de um Team de sucesso
– Atribuições do seu Team
– Meu Team está se desfazendo, e agora?

6. CAPTAÇÃO | RECURSOS
– O que é monetização?
– Como monetizar minha Startup?
– Qual o melhor investidor no início?
– Quais são os tipos de investidores?
– O que é uma Aceleradora e Incubadora? Qual a diferença
– O que é um investidor anjo?
– O que é capital venture?

7. MÉTRICAS | ESCALABILIDADE
– Quais índices apoiar no início?
– Qual o prazo das metas?
– Como operacionar com a escala?

8. PLANEJAMENTO
– Tratamento de capital externo (sócios)
– No que investir ou cortar?
– Qual tipo de mídia investir?
– Planejamento financeiro Vs marketing
– Formalização da empresa

9. APRESENTAÇÃO NEGÓCIO
– O que é Pitch Desk?
– Quatro passos para um Pitch de sucesso
– Como apresentar o Pitch Deck (training)
– Apresentação Pitch Corporate (business)
– Avaliando o meu Pitch.

10. IMPULSIONAMENTO
– O que é Pivotagem?
– É necessário pivotar e começar do zero?
– Escalabilidade de mercado.
Obs. conteúdo sujeito a alterações devido a constante evolução do mercado.

Obs. alterações serão realizadas e posteriormente comunicadas.