MBA EM MARKETING DE VAREJO

Objetivo

Proporcionar aos alunos o aperfeiçoamento dos diversos conhecimentos em gestão de marketing no varejo, necessários para a devida análise de tendências, interpretação de cenários e tomadas de decisão mais colaborativas que poderão trazer melhores resultados para a organização na qual atua.

Específicos:
• Proporcionar debates acerca da inovação no Varejo 4.0.
• Criar um ambiente propício para as trocas de experiências, novos relacionamentos profissionais e conhecimentos em gestão de marketing entre os alunos;
• Apresentar as ferramentas de marketing mais atuais e que poderão ser úteis na prospecção e fidelização de clientes para o varejo.
• Apesentar soluções práticas e viáveis para o novo perfil de consumidores nativos digitais que buscam vivenciar experiências sensoriais positivas e que estimulem a compra e encurtem o ciclo de recompra.

Público Alvo

Administração; Marketing; Design de Moda; Ciências Contábeis; e áreas afins.

Carga Horária

360h/a

Horário

Aulas quinzenais aos sábados

Investimento

1 de R$150,00 + 17 de R$450,00

Disciplinas

Módulo Zero – Marketing e Inovação
• Inovação e o Marketing 4.0 (10h)
Inovação e pensamento disruptivo; Tendências de Mercado; Startups e o Varejo; Futuro da gestão; Geração Y e as novas relações de trabalho; Design Thinking; Big Data; O futuro do marketing e as novas relações das marcas com os clientes. Mundo 4.0.


Módulo 1 – Planejamento Estratégico de Marketing
• Planejamento Estratégico de Marketing (20h)
Escopo do PEM; Métricas de Marketing; Posicionamento e Segmentação de Mercado; Matriz SWOT; Estratégias de Marketing baseadas no Mix de Marketing 4.0.
• Inteligência e Pesquisa de Mercado (20h)
Análise de cenários macro e micro ambientais; Big data; Automação no PDV; Tendências de Mercado; Pesquisa de Mercado; Criação e Captura de Valor; Vantagem Competitiva.
• Comportamento do Consumidor e Jornada de Compra (20h)
O perfil do novo consumidor; O que muda com os nativos digitais? Fatores de influência na compra; Tipos de compra e Processo decisório de compra.


Módulo 2 – Mix de Produtos e Serviços
• Gestão de Categorias de Produtos Aplicados ao Marketing (20h)
O modelo ECR (Efficient Consumer Response); Gestão de Categorias; Curva ABC; Big data e gestão de dados; Sortimento; Reposição; Retirada e Inclusão de Produtos.
• Retail Branding (20h)
Posicionamento e Estratégias de Branding para o Varejo; Tornando a Proposta de Valor Tangível ao cliente; Experiência de compra nos Touchpoints; Storytelling e Vantagem Competitiva.


• Gestão de Serviços Aplicados ao Varejo (20h)
Serviços como Vantagem Competitiva; Tipos de Serviços ao Cliente; Ciclo de Vida do Serviço; Planejamento dos Processos dos Serviços; A Prestação de Serviços e a Fidelização de Clientes.
Palestra 2 (4h) – tema ainda não definido.


Módulo 3 – Gestão de Preços e Fornecedores
• Formação de Preços para o Varejo (20h)
Posicionamento de Mercado e Precificação; Entendendo a Estrutura de Custos; Gestão de Preços Baseados em Valor e em Custos; Promoções no PDV; Benchmarking.
• Gestão de Compras e Relacionamento com os Fornecedores (20h)
Gestão de Compras e a Competitividade do Varejo; Planejamento das Aquisições e o Processo de Suprimento; Tipos de Estoques; Negociação e Relacionamento com os Fornecedores.


Módulo 4 – Gestão dos Canais de Marketing
• Varejo Omnichannel e a diversificação de canais (20h)
Tipos de Canais de Varejo e as Tendências de Mercado; Rentabilidade do Canal; Conflito de Canal; Franquias; Varejo Omnichannel e a Gestão Integrada.
• E-commerce (20h)
Plataformas de e-Commerce; Integração dos Canais Tradicionais e Digitais; Gestão do e-Commerce; Aspectos Tributários e Logísticos para o Varejo Eletrônico.
Palestra 3 (4h) – tema ainda não definido


Módulo 5 – Comunicação e Relacionamento com o Cliente
• Gestão de Vendas e Liderança (30h)
Recrutamento, Seleção e Gestão da Equipe de Vendas; Liderança Colaborativa; Os desafios da Liderança da Geração Y; Planejamento Comercial – indicadores e estratégias; Treinamentos Técnicos e Comportamentais da Equipe; Campanhas de Incentivo.
• Marketing nas Redes Sociais (30h)
Tendências do Marketing Digital; Inboud Marketing e Storytelling; Google Marketing (SEO, SEM, AdWords, Geomarketing); Google Analytics; Marketing nas Redes Sociais (YouTube, Instagram, LinkedIN, Facebook); Apps de Automação e Leaning Machine; E-mail Marketing.
• Gestão do Relacionamento com o Cliente (20h)
Funil de Vendas para o Varejo – da prospecção ao pós-venda; CRM; Big Data e Análise de Dados Estratégicos; Segmentação de Clientes; Estratégias de Fidelização.
• Merchandising e Live Marketing (20h)
Atmosfera Sensorial do PDV; Vitrines e Autoserviço; Materiais, Ações e Técnicas de PDV; Estratégias de Live Marketing; Compra por Impulso e Conversão de Vendas.

Palestra de Encerramento e apresentação de Cases dos alunos (08h) – “Marketing e Inovação no Varejo”


Observação

Bruno Leitão Rocha - Mestre

Mestre em Educação Brasileira na linha de Avaliação Educacional - UFC (2013), também possui Mestrado em Administração e Controladoria com linha de pesquisa em Marketing - UFC (2009) e Especialização em Marketing - UFC (2007), Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2004). Atuou nas empresas Perdigão Agroindustrial S/A e no Grupo Schincariol, nos cargos de Supervisor de Trade e Gerente de Vendas e Trade, respectivamente. Membro da Comitiva da CDL que compareceu à NRF Big Show em New York e Consultor de Empresas credenciado pelo Sebrae atuando diretamente nas soluções do Sebrae Mais.

Informações:
dan@fbuni.edu.br
Whatsapp: (85) 99946.1219


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Anexo