Visita Técnica aos Portos do Mucuripe e do Pecém

No dia 07 de outubro de 2011, quarenta acadêmicos da Faculdade Farias Brito dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Marketing e Direito somaram seus olhares de investigadores na visita técnica realizada aos portos do Mucuripe e do Pecém.
Por iniciativa da Coordenação de Responsabilidade Social e sob a orientação da Profa. Helena Stela Sampaio a visita foi idealizada e concretizada com o fim de aproximar o conhecimento acadêmico à realidade econômica e social do Estado do Ceará, notadamente de sua Capital e Região Metropolitana, permitindo a análise integrativa dos equipamentos urbanos e econômicos com a proteção ambiental.
Inicialmente os acadêmicos fizeram um passeio de barco pela Orla de Fortaleza (Praia do Mucuripe, Praia do Meireles e Praia Mansa) de aproximadamente uma hora, para possibilitar o entendimento das relações mar e terra, ocupação da orla fortalezense e inserção do Porto do Mucuripe na cidade de Fortaleza, que já teve sua primeira análise por sua aparição marítima.
No Porto do Mucuripe fomos recebidos no Centro Vocacional Tecnológico Portuário, no qual tivemos a oportunidade de ter apresentada a história e o desenvolvimento daquele porto, pelo técnico Raimundo José Oliveira, sobretudo o exercício de suas atividades com sustentabilidade, aproveitando sua posição estratégica em relação à proximidade com o continente europeu e EUA, sua estrutura para diferentes tipos de mercadoria, destacando-se os granéis sólidos, e seu dinamismo na contratação de trabalhadores portuários. Também tivemos oportunidade de analisar o projeto e o local do novo terminal de passageiros na Praia Mansa.
No Porto do Pecém, o Prof. Márcio Mamede também servidor da Companhia de Integração Portuária do Ceará “ CEARÁPORTOS encarregou-se de apresentar o histórico portuário cearense, desde o primeiro trapiche até a grandeza do Porto do Pecém, não só em estrutura, mas também em movimentação de cargas e investimento tecnológico em energias limpas. Foi possível observar a diferença entre um porto que aproveita a enseada natural para consolidar os píeres de atracação de navios, no caso do Porto do Mucuripe, e um porto, no caso o do Pecém com terminal œoff shore, no qual os píeres de atracação estão protegidos das forças das ondas e correntes por um quebra-mar de berma, na forma de œL e com quase 1,8km de extensão afastando-se da costa.
Excelentes visitas, acolhimento dos Portos do Mucuripe e Pecém, e participação dos acadêmicos da Faculdade Farias Brito. Parabéns a todos os parceiros para a concretização dessa atividade de pesquisa acadêmica.