Revista 2012 - Editorial

Caro leitor, 
Dentro de sua missão de contribuir para o debate e análise teórico-metodológicos relacionados ao campo dos estudos da Administração, por meio da disseminação de artigos científicos e resenhas, a Revista FFBusinnes publica anualmente artigos e resenhas oriundos das produções científicas na área de Administração. 
Em sua décima edição, a Revista FFBusinnes traz artigos com temáticas nas áreas de gestão da qualidade, negócios internacionais, comunicação estratégica, responsabilidade social corporativa e gestão estratégica de preços. 
Com o artigo Determinantes da sensibilidade ao preço dos estudantes de IES privadas da cidade de Fortaleza, avalia-se os determinantes que concorrem para a sensibilidade ao preço dos estudantes de IES privadas. Os resultados apontam que os alunos iniciantes apresentam baixa sensibilidade ao preço; a experiência em outras IES não afeta significativamente a sensibilidade ao preço; alunos em algumas IES têm sensibilidade ao preço que requer atenção de retenção, a inexistência de oferta de serviços educacionais únicas refletem alta sensibilidade ao preço e, diferentes alunos, apresentam diferentes comportamentos de sensibilidade às mensalidades praticadas pelas IES.
O segundo artigo sob o título Responsabilidade Social Corporativa e Competitividade à luz da Performance Corporativa fornece indicações para melhor compreender as relações entre a Responsabilidade Social Corporativa - RSC e a competitividade, tendo em vista as demandas contínuas dos stakeholders sob a ótica de ampliação e da performance dos negócios corporativos de modo ético e responsável.
No terceiro artigo, Comunicação Empresarial como Estratégia de Mudanças na Organização Pública, visa-se identificar os principais ruídos da comunicação que distorcem as informações no nível de satisfação do público, no Fórum Clóvis Beviláqua de Fortaleza, bem como se define estratégias de mudança ao modelo atual existente. 
Com o quarto artigo, Competitividade das empresas brasileiras no mercado internacional, faz-se, estrategicamente, releituras de fatores que se configuram em elementos chaves para se atingir as metas e os objetivos organizacionais, sem desconsiderar, no entanto, as teorias que regem o comércio internacional.
O último artigo, encerrando essa edição da Revista FFBusiness, intitulado Aliando a teoria à prática da gestão empresarial - o caso da capacitação dos alunos da Faculdade Farias Brito como  avaliadores da gestão de micro e pequenas empresas, relata-se a experiência de um programa de capacitação em avaliação da gestão para alunos de graduação. O programa foi desenvolvido pela Faculdade Farias Brito em parceria com o SEBRAE, tendo por base o MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, no sentido de aprimorar a formação em gestão empresarial dos alunos de graduação, por meio da utilização de um modelo de excelência em gestão de reconhecimento mundial.
 

Editoria