Revista 2013.1 - Editorial

Caro leitor,

A principal missão da Revista FFBusiness é contribuir para o debate e a análise teórico-metodológicos relacionados ao campo dos estudos da Administração, por meio da disseminação de artigos científicos e resenhas. O esforço não está apenas no conteúdo dos trabalhos científicos divulgados, quando se busca qualidade e originalidade das publicações, mas também na consolidação da identidade e perenidade da própria revista. E é nesse sentido, que a Revista FFBusiness avança com novo visual gráfico, na esteira das revistas nacionais com Qualis B e A. O desafio de migrar totalmente para o meio eletrônico continua, com a melhoria da página atual, no formato padrão de destacadas publicações nacionais na área de Administração, na disponibilização eletrônica individual dos artigos no website FFB, e na criação de página própria das publicações científicas dos cursos atuais e novos da Faculdade Farias Brito, na qual se hospedaria a Revista FFBusinnes.

As temáticas das publicações selecionadas para a décima primeira edição da revista renovada estão encerradas em Logística, com dois artigos, e em Marketing, com três trabalhos.

Na temática de Logística, o primeiro artigo, A viabilidade da terceirização, parceria e aliança logística na indústria de confecções, investiga a utilização das estratégias logísticas de terceirização, parceria e aliança logística nas indústrias de confecções a partir da identificação do nível de relacionamento entre os elos a montante e a jusante de sua cadeia de suprimentos. No segundo artigo, Logística reversa de
pós-venda: políticas, procedimentos e barreiras de implementação
, busca-se conhecer as principais características das práticas de gestão dos fluxos reversos para produtos não consumidos adotados pelas empresas atuantes na cidade de Fortaleza, a partir da identificação das principais políticas e procedimentos que as empresas adotam relativos à gestão do fluxo reverso e das principais barreiras para implementação dos canais reversos nas empresas pesquisadas.

No campo do marketing, o terceiro artigo, intitulado O processo de compra de serviço de fitness, procura identificar o processo de decisão de compra do serviço de academias de ginástica, à luz do modelo de processo decisório de compra dos autores Blackwell, Miniard e Engel(2005). No quarto artigo, a revista é brindada com uma segunda publicação no setor de educação superior privada, desta vez afeta ao tema da contribuição dos elementos da marca nas construções do brand equity. Com o título Avaliação dos elementos da marca de instituições privadas de ensino superior na cidade de Fortaleza, o esforço reside em investigar o grau de presença dos elementos da marca na construção do brand equity de instituições de nível superior. Fechando a edição da revista, o último artigo, intitulado Componentes da administração integrada de serviços: aplicação do modelo de Lovelock e Wright(2006), busca identificar os elementos que mais se aplicaram e os que menos se aplicaram na gestão de serviços de uma grande empresa de pesagem instalada no Estado do Ceará, de acordo com os oito componentes da administração integrada de serviços baseados na visão dos autores referenciados.

Tenham uma boa leitura!

Editoria