Revista 2014.1 - Editorial

Caro leitor,

Nesta edição de 2014, 1ª edição, o leitor é premiado por artigos de elevado padrão. Graças a conquista do Qualis/Capes B5, a Revista FFBusiness tem atraído artigos de elevado padrão de qualidade científica.

O primeiro artigo, intitulado Subcultura de consumo, busca, por meio da abordagem etnográfica, entender as subculturas de consumo dos grupos de passeio ciclístico de uma cidade da região Nordeste, onde foi possível constatar os principais comportamentos, interações e hierarquizações influenciadoras dos hábitos de consumo.

O segundo artigo, Um estudo em meta-análise da relação entre aprendizado e capacidades tecnológicas, constitui-se em um esforço para propor um display que relacione as ações e processos da aprendizagem com os níveis de capacidades tecnológicas, utilizando-se da meta-análise para identificação das ações de aprendizagem e de ferramentas como o Atlas.ti e o UCINET, softwares de auxílio à pesquisa qualitativa.

Com o artigo A relação entre subsidiárias de multinacionais e pequenas e médias empresas (PMEs) no processo de imersão, os autores consideram que seja possível descrever como as empresas se comportam em relação aos níveis de embeddedness (imersão) e a evolução tecnológica de forma comparativa entre as Subsidiárias e PMEs, revelando o processo de co-evolução a partir do relacionamento destas empresas controladas com a Economia Local, sem perder de vista o que ocorre com as empresas afetadas nesta economia.

Baseando-se no Índice de Transnacionalidade desenvolvido pela United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD), metodologia usada para avaliar a transnacionalidade das empresas, o estudo Análise do índice de transnacionalidade de empresas brasileiras tem como objetivo analisar as estratégias de internacionalização das transnacionais brasileiras. Para tanto, utilizou-se a técnica multivariada de Análise de Cluster.

Por último, o artigo Educação fiscal integrada ao Ensino Fundamental fecha esta edição, este analisou, por meio de abordagem qualitativa, pelo método do estudo exploratório e descritivo, a contribuição da inserção da educação fiscal integrada ao Ensino Fundamental.

Editoria