Revista 2016.2 - Editorial

Caro leitor,
 
Nesta edição, os leitores são agraciados com o primeiro artigo que descreve a percepção de gerentes e colaboradores internos de Tecnologia da Informação (TI) sobre o impacto da implantação de mecanismos de governança de TI relacionados a processos na prestação de serviços da área de TI em um grupo empresarial de grande porte sediado em Fortaleza-CE, e com atuação em todo o território nacional.
 
O segundo artigo, na área de Marketing Digital, objetiva compreender a interação entre clientes e empresas em uma mídia social com o uso da gamificação.
 
No terceiro artigo, na área de Gestão de Pessoas, descreve o trabalho de pesquisa em uma empresa Cooperativa de Crédito – Viacredi, cujo objetivo é propor ferramentas para desenvolvimento do grau de maturidade dos colaboradores que trabalham na área de atendimento ao público.
 
Trazendo a temática do marketing de relacionamento, o quarto artigo busca compreender comparativamente os discursos empresariais e da clientela sobre as práticas de marketing de relacionamento no segmento de serviços e, com isso, avaliar a efetividade da existência da Era do Cliente.
 
O quinto artigo, dentro da temática da produção, esforça-se na proposição de melhoria no processo de previsão de vendas, com foco no indicador MAPE, enquanto método quantitativo de previsão.
 
O sexto artigo analisa os fatores mais relevantes para a retenção de talentos em uma empresa bancária, segundo o ponto de vista do gestor responsável pelo projeto e de acordo com empregados reconhecidos como alta performance.
 
No penúltimo artigo, tem-se uma reflexão sobre o papel da Estratégia Baseada em Prática (EBP) no estudo e verificação de ações e práticas em uma organização não governamental de assistência social, linha de pesquisa que vem tomando a atenção na área de estratégia.
 
Por fim, no último artigo, analisou-se o comportamento de consumidores de serviços diferenciados de academia, ambiente no qual há um aumento da exigência do consumidor, tornando-se relevante compreender as percepções dos consumidores e dos gestores de empresas que oferecem serviços diferenciados.
 
Boa leitura!
 
Editoria