Bases de Dados de Livre Acesso | Centro Universitário Farias Brito 

Bases de Dados de Livre Acesso









ACM DIGITAL LIBRARY
ACM é a maior e mais antiga comunidade científica de ciência da computação. Desde 1947 a ACM mantém um fórum para intercâmbio de informações, idéias e pesquisas. Hoje, a ACM contém um membros de mais de 100 países em todas as áreas de indústria, academia e governo, desde estudantes até profissionais do mais alto nivel. A Biblioteca Digital da ACM é uma vasta coleção de citações e textos completos de jornais, artigos e anais de conferências da ACM. 
www.acm.org

BIBLIOTECA DIGITAL DA SBC
A Sociedade Brasileira de Computação é uma sociedade científica que fomenta e desenvolve pesquisa científica na área da Computação. A SBC faz parte da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da International Federation for Information Processing (IFIP). A instituição também é sócia do Centro Latino-americano de Estudios en Informatica (CLEI) e afiliada à Computer Society (IEEE). 
www.sbc.org.br
 
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE – PSICOLOGIA
A BVS-Psi surgiu com o objetivo de garantir o acesso à informação de forma rápida e precisa, através da seleção, organização e disseminação da informação em um espaço virtual especializado, assegurando ao psicólogo e pesquisador da Psicologia o acesso eficiente, online e eqüitativo aos produtos e serviços de qualidade disponibilizados na Internet e especialmente desenvolvidos para a sua qualificação profissional. O instrumento busca contribuir para a atualização profissional do psicólogo, assim como para o avanço da pesquisa científica no Brasil e na América Latina.
 
CAPES
O Portal de Periódicos da CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 8.133 revistas internacionais e nacionais e a bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet. 
www.capes.gov.br
 
IBICT
O IBICT, como centro nacional de pesquisa, de intercâmbio científico, de formação, treinamento e aperfeiçoamento de pessoal científico, tem por finalidade contribuir para o avanço da ciência, da tecnologia e da inovação tecnológica do país, por intermédio do desenvolvimento da comunicação e informação nessas áreas. 
www.ibict.br
 
IEEE
O IEEE é líder em educação em engenharia e tecnologia, fornecendo recursos para educação pré-universitária, universitária e profissional contínua. O IEEE oferece programas inovadores de STEM e educação universitária e de reconhecimento para alunos e seus professores, facilita o credenciamento de programas de engenharia em nível universitário e oferece educação profissional contínua para profissionais e professores de engenharia por meio de plataformas como a IEEE Learning Network (ILN). 
www.ieee.org
 
PORTAL DO CONHECIMENTO
O Portal do Conhecimento é uma iniciativa inovadora da USP com o intuito de disponibilizar mundialmente, pela Internet, o seu conhecimento produzido e acumulado. A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP foi criada para disponibilizar o contéudo integral das teses e dissertações defendidas na Universidade de São Paulo a partir do ano de 2001. 
www.teses.usp.br

PORTAL PORTO LIVRE
O Portal Porto Livre é um espaço digital que disponibiliza livros em acesso aberto para a sociedade. Apresentando conteúdos diversos e, até então, difíceis de acessar, ele reedita e resgata livros acadêmicos esgotados. A plataforma reúne, em um único local, um acervo que estava disperso, facilitado a procura das publicações através de busca integrada e download gratuito, ampliando o uso da literatura científica. 
portolivre.fiocruz.br

SCIELO
Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha) é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet. Especialmente desenvolvido para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento e particularmente na América Latina e Caribe, o modelo proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica, contribuindo para a superação do fenômeno conhecido como "ciência perdida". O Modelo SciELO contém ainda procedimentos integrados para medir o uso e o impacto dos periódicos científicos. 
www.scielo.org
 
SCIELO LIVROS
A Rede SciELO Livros visa a publicação online de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam. Os livros publicados pelo SciELO Livros são selecionados segundo controles de qualidade aplicados por um comitê científico e os textos em formato digital  são preparados segundo padrões internacionais que permitem o controle de acesso e de citações e são legíveis nos leitores de ebooks, tablets, smartphones e telas de computador. Além do Portal SciELO Livros as obras serão acessíveis por meio dos buscadores da Web e serão publicados também por portais e serviços de referência internacional.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Ferramentas que auxiliam na elaboração de referências bibliográficas de acordo com a ABNT.
bu.ufsc.br (em atualização)