Especialização em

CIÊNCIA DE DADOS Coordenador: Fabiano Tavares - Data de início: 12/06/21 - Inscrições Abertas!

Ciência de Dados é uma área atual e em constante evolução. De natureza interdisciplinar, precisa formar uma nova geração de especialistas em análise de dados (data analytics), que necessitam ter conhecimentos nas áreas de ciência da computação, matemática, estatística, além de domínio nas suas áreas de atuação profissional.

O grande desafio para Ciência de Dados é preparar e disponibilizar dados com qualidade e transformá-los em informações e conhecimentos para as instituições e para sociedade. A utilização de informações de qualidade, confiáveis, é uma exigência para que gestores, em todos os níveis de atuação, possam melhorar a qualidade de suas decisões e o desempenho de suas organizações.

OBJETIVO DO CURSO : Formar profissionais com uma base sólida em Ciência de Dados e torná-lo apto a desenvolver projetos de Big Data e Business Analytic.  

PÚBLICO ALVO: Profissionais das áreas de Estatística, Ciências da Computação, Engenharia, Física, Economia, Administração e áreas correlatas.

CARGA HORÁRIA: 360h/a

PERIODO DO CURSO: Junho de 2021 a Outubro de 2022

DIAS E HORÁRIOS: Aulas aos Sábados e Domingos, de 8h às 12h.

 

 

Fabiano Tavares 

Mestre em Ciência da Computação

Bacharel em Ciência da Computação.

Linkedin: Fabiano Tavares

 

FUNDAMENTOS E FERRAMENTAS:

  • Introdução à Ciências de Dados
  • Projeto de Banco de Dados não Relacional
  • Análise Estatística de Dados I

MODELAGEM E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL:

  • Sistema de Apoio à Decisão e Business Intelligence
  • Descoberta de Conhecimento e Mineração de Dados.
  • Machine e Learning

APLICAÇOES, VISUALIZAÇÃO E RESUTADOS: 

  • Modelagem e Programação em Map Reduce
  • Processamento e Análise de Streaming de Dados
  • Desenvolvimento com o Deep Learning

 

 

Thiago Marques Teixeira de oliveira – Especialista

Estatístico pela federal do IBGE, a ENCE ( Escola Nacional de Ciências Estatísticas ), entusiasta na disseminação da Estatística e possui larga experiência na atuação em Estatística no mercado, tendo passado por grandes centros universitários, multinacionais de consultoria, pelo IBRE/FGV ( Instituto Brasileiro de Economia ) e pelo IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ), Foi professor da pós de ciências de dados do SENAC RJ e da UNISUAM e é o criador do maior canal de Estatística, Ciência de dados da America Latina: EstaTiDados. 

Lenilson Pinheiro Valério – Mestre

Mestre em Informática Aplicada pela UNIFOR, bacharel em Ciência da Computação pela UNIFOR. Professor de ensino superior nos cursos de Sistemas de Informação e Análise   e   Desenvolvimento de   Sistemas. Amplo conhecimento em plataformas de Big Data. Experiência com ecossistema Hadoop (PIG, HIVE, SPARK, STORM, HBASE, CASSANDRA, MONGODB). Experiência no desenvolvimento de projetos para WEB e mobile em C#, JAVA, REACT, Python e R. Experiência na criação de ETL´S para projetos de BI.

 Daniel Teófilo Vasconcelos - Mestre

Mestrado em Sistemas de Apoio à Decisão pela Universidade Estadual do Ceará (2016), possuindo também MBA em Governança de TI pelo Centro Universitário Estácio do Ceará (2015) e graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade Sete de Setembro (2005). 

Fabiano Tavares da Silva - Mestre

Mestre em Ciência da Computação na linha de pesquisa em Recuperação de Informação e Inteligência Artificial pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2018) e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2009). Atuou na Secretaria da Fazenda (SEFAZ-CE) com projeto de Mineração de Dados. Trabalhou como Analista de Sistemas de pleno a sênior na Controladoria e Ouvidoria Geral (CGE-CE). 

Jose Wellington Franco da Silva - Mestre

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2010), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2013) e Doutorando em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, atua como professor Assistente na Universidade Federal do Ceará (Campus Crateús). Desenvolve pesquisas nas áreas de Web Semântica, Logicas Não-Classicas, Processamento em Linguagem Natural e Aprendizado de Maquina.

Ananda Lima Freire - Pós-Doutora

Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do IFCE. Doutora e Mestre em Engenharia de Teleinformática pela UFC, graduada em Tecnologia em Telemática pelo CEFET-CE. Como parte de seu doutorado sanduíche (2011), passou 10 meses trabalhando na Universidade de Bielefeld (Alemanha), no Institute for Cognition and Robotics (CoR-Lab) com bolsa do convênio entre DAAD e CNPq. Participação no desenvolvimento de projetos de P&D, desde 2005. Atuação nas áreas de Robótica Inteligente, Aprendizagem de Máquinas e sistemas embarcados. Atualmente trabalha como Cientista de Dados Sênior no Atlântico.

Edson Cavalcanti Neto -  Doutor

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (2018) ,Mestre em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (2014), Especialista em Engenharia Elétrica pela Universidade Cândido Mendes (2016), Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Universidade de Fortaleza (2014), Graduado em Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2013). 

Antônio Alex de Souza - Mestre

Mestre em Computação (enfase em Inteligência Artificial) pela UECE - Universidade Estadual do Ceará, Especialista em Banco de Dados e em Governança de TI pela FIC - CE, bacharel em Ciência da Computação pela Faculdade Lourenço Filho. Professor de pós-graduação no curso de Ciência de Dados. Amplo conhecimento em Dados e Analytics. Experiência de mais de 12 anos com banco de dados (SQL Server, PostgreSQL). Experiência em administração e manutenção de ambiente de data warehouse tradicional e em ferramentas de visualização de dados (Tableau, Power BI). Experiência em Projetos de Machine Learning, utilizando Python e R.

 Lucas Peres Gaspar - Mestre

Graduado com honra e Mestre em Ciência da Computação na Universidade Federal do Ceará. Atualmente é pesquisador e desenvolvedor full stack no Insight Data Science Lab e estudante de doutorado em Ciência da Computação na Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em ciência de dados e programação. 

Allberson Bruno de Oliveira Dantas - Doutor

Possui doutorado, mestrado e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professor adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação de Alto Desempenho, Computação em Nuvem, Métodos Formais para Computação Paralela, Componentes de Software, Linguagens de Programação, Sistemas Distribuídos, Big Data e Inteligência Artificial. Atualmente, suas pesquisas se concentram na paralelização de modelos de Aprendizagem de Máquina e Aprendizagem Profunda.

Cláudio Bonel da Silva - Especialista.

Mestrando em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis/RJ, Especialista em Sistemas de Informação, MVP Data Platform e Microsoft Innovative Education Expert. Professor de ensino superior e pós-graduação nos cursos de Ciência de Dados. Atua na área de análise de dados desde 2004, com experiência em engenharia de software, engenharia de requisitos, arquitetura de dados (On-premises, Cloud e híbrida), governança de dados, integração de dados, modelagem multidimensional, desenvolvimento de dashboards, storytelling com dados, Machine Learning, Deep Learning e IoT. 

1x R$ 150,00 + 17x de R$ 450,00

Colaboradores da Organização Educacional Farias Brito: bolsas de 15%

Ex-alunos do FB UNI: bolsas de 15%

Empresas parceiras: bolsas de 15%

Condições especiais para grupos a partir de 3 pessoas.

Luana Bernardo

Luana Bernardo: Estudante de Farmácia , sou comunicativa e gosto de viajar.


Centro Universitário Farias Brito - Central de Atendimento: (85) 3486.9090 | Endereço: R. Castro Monte, 1364 - Varjota, Fortaleza - CE, 60175-230